Tabela Nutricional : Por que adicionar aos seus produtos? - ATP Jr Consultoria

Tabela nutricional: Por que adicionar aos seus produtos?

Um item comum a todo alimento de supermercado é a tabelinha da parte traseira que informa a quantidade dos nutrientes presentes em cada porção de produto em questão.

As resoluções RDC 360/03 e 359/03 da ANVISA tornaram obrigatória a rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados vendidos em território nacional.

Essa legislação determina a declaração dos valores energéticos de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio, em seus rótulos. O objetivo principal é informar com precisão ao consumidor o que ela está ingerindo, e facilitar a entrada do produto no comércio. O ideal é informar as quantidades, quando esta é igual ou 5% superior ao valor de IDR (Ingestão Diária Recomendada) por porção, seja ela uma colher, uma unidade, 100 g, um copo e etc.

 

Estão excluídos da obrigatoriedade: bebidas alcoólicas; aditivos alimentares; especiarias; águas minerais; vinagres; sal de cozinha; café e chás sem aditivos. Também é excluído alimentos preparados e embalados em estabelecimentos comerciais para consumo rápido como sanduíches e sobremesas do tipo flan. Em caso de serem comercializados para outros estabelecimentos a obrigatoriedade passa a valer. Produtos fracionados no ato da venda como queijos e embutidos fatiados, bem como frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados também estão livres.

Também é opcional para alimentos cuja embalagem tenha superfície visível para rotulagem menor ou igual a 100 cm2.

 

 

Mas por que investir em uma tabela nutricional para o seu produto?

Se seu produto não está isento da obrigatoriedade, não adicionar a tabela nutricional fará com que ele fuja às medidas sanitárias vigentes. E como tal, o órgão pode entrar com um pedido de suspensão de fabricação, comercialização, de uso e propaganda de seus produtos, além de poder pedir pela interdição cautelar parcial ou total de seu estabelecimento nos casos acompanhados de maiores perigos à saúde da população.

Já os produtos de inclusão opcional não correm nenhum risco legal, no entanto, a inclusão das informações nutricionais pode trazer diversas vantagens comerciais. As principais razões pelas quais as pessoas leem os rótulos são: problemas de saúde, prevenção contra doenças, alergias, controle de doenças crônicas, razões religiosas, controle do peso, por curiosidades e até mesmo para se comparar produtos e marcas.

 

Para o consumidor, uma tabela de informação nutricional mostra que a empresa confia na qualidade de seu produto, e se preocupa com a informação exata sendo repassada ao cliente, e com o cumprimento de seus direitos de consumidor, mesmo quando a lei não os resguarda. Para a empresa de alimentos e bebidas, uma tabela de informação nutricional é uma questão de responsabilidade e dever com seu consumidor, e pode conquistar com isso a fidelidade de seus clientes, melhores avaliações, além é claro de poder expandir as vendas, partindo para a revenda em grandes comércios.

Aos empreendedores que buscam incrementar aos seus produtos e se interessaram pelo serviço de rotulagem, saibam que estão de frente para a empresa certa! Nós da ATP Jr. de Consultoria Empresarial teremos imenso prazer em elaborar as tabelas nutricionais com qualidade e preço justo para seus produtos!

 

Entre em contato conosco!

Assine nossa Newsletter

Receba gratuitamente nossas dicas, notícias e artigos que desenvolvemos para ajudar seu negócio a crescer!