O que é uma vacina? - ATP Jr Consultoria

O que é uma vacina?

A pandemia da COVID-19 trouxe à tona um assunto muito importante para o ramo da biotecnologia: as vacinas. Mais do que nunca, é vital saber o que é uma vacina, como são feitas e qual sua importância, sobretudo no cenário atual. Você sabia que a primeira vacina foi fabricada em 1798? Um homem chamado Edward Jenner, que estudou por anos a varíola e seus efeitos, fez um experimento em 1796 que mudaria não só a história como a maneira com que prevenimos doenças.

 

CONTEXTO HISTÓRICO

 

Edward Jenner passou boa parte de sua vida estudando a varíola e como as pessoas se contaminavam por ela. Certo dia, ele se deparou com a seguinte informação: as mulheres que ordenhavam vacas contraíam a varíola bovina apenas nas mãos e se curavam rapidamente. Jenner então realizou um experimento: ele extraiu o pus de uma ordenhadeira que havia pegado varíola bovina e inseriu em um menino saudável através de um pequeno corte. O menino contraiu a doença de forma branda e quando ficou curado, Jenner inseriu o pus da varíola humana no menino, e este não contraiu a doença. Assim, Edward Jenner criou aquilo que conhecemos como a primeira vacina. A varíola foi a primeira doença infecciosa a ser completamente erradicada através da vacinação.

COMO SÃO FEITAS AS VACINAS ATUALMENTE?

 

Com certeza, o método usado por Jenner seria considerado antiético hoje em dia, mas então, como são feitas as vacinas? Por definição, uma vacina é uma substância composta de microrganismos patogênicos, vivos ou mortos, ou seus derivados, como toxinas e afins, que estimulam o sistema imune a produzir anticorpos.

Para fazer uma vacina é necessário muita pesquisa que envolve tópicos como: quais as características do microrganismo que causa a doença, como ele se reproduz, quais os sintomas, como afeta as pessoas, e diversas outras questões importantes.

Após essa pesquisa extensa e coleta de dados, pode-se partir para os primeiros testes para comprovar o potencial imunogênico da vacina. Se esses testes forem aprovados, começa a fase mais importante e mais cara da produção: os estudos clínicos em humanos, que são cruciais. Durante as fases desse estudo são avaliadas questões como os efeitos colaterais, a eficiência da vacina e se realmente tornou o organismo imune. Se todas as fases forem passadas, a vacina obtém o registro sanitário e pode ser distribuída.

E A VACINA DA COVID, CADÊ?

 

Certamente a pergunta mais feita esse ano foi essa. A vacina mais rápida da história levou 4 anos pra ser feita, mas calma! Não precisa desanimar com essa expectativa de tempo! O mundo se uniu para achar uma solução para pandemia, e diante disso, os estudos estão sendo feitos em tempo real, e em menos de um ano desde o aparecimento do primeiro caso em 2019, já tivemos muitos avanços e testes já estão sendo realizados. Como você viu, o processo é complicado, e exige muitas fases para garantir segurança à população. Muito trabalho ainda é necessário para garantir a eficácia da vacina e conter a pandemia, mas a boa notícia é que algumas fórmulas têm mostrado muito potencial! Mais do que nunca, a biotecnologia nos relembrou de sua importância para a humanidade.

Assine nossa Newsletter

Receba gratuitamente nossas dicas, notícias e artigos que desenvolvemos para ajudar seu negócio a crescer!