COMO CONSEGUIR UMA OPORTUNIDADE EM UM CENÁRIO DE CRISE - ATP Jr Consultoria

Como conseguir uma oportunidade em um cenário de crise

A crise que se instalou no Brasil por conta do coronavírus impactou bastante o mercado de trabalho e fez com que muitos profissionais perdessem seus empregos, uma vez que, diversas empresas precisaram diminuir o quadro de colaboradores para conseguir manter a sustentabilidade do negócio. Com isso, as que já estavam procurando emprego sentem que o momento ficou mais complicado.

A empreitada de procurar um emprego em meio à crise não será fácil, mas é importante tentar focar na solução do problema. Com muitos profissionais fora do mercado de trabalho, a busca pode ficar mais competitiva. Por isso, é necessário ter uma boa preparação para se candidatar às vagas de emprego do seu interesse.

Diante disso, trouxemos algumas dicas importantes para os candidatos conseguirem uma vaga no mercado de trabalho durante a crise.

Networking

É de suma importância fortalecer os relacionamentos no âmbito profissional e em momentos de crise isso pode fazer toda diferença, pois sabemos que algumas empresas podem buscar por indicações antes de abrir alguma vaga para o público. Por isso, comece a pensar em maneiras de ampliar sua rede de contatos.

A internet é sua aliada

Durante a quarentena, você não pode e não deve sair de casa para buscar emprego. O ideal é utilizar sites de emprego que continuam funcionando e estão à disposição para isso. Para ter maior alcance na divulgação das vagas é comum as empresas usarem as redes sociais para chegar até os candidatos. Então, a dica é ficar de olho nas redes dessas empresas que gostaria de atuar. Portanto, ter cadastro no LinkedIn é uma boa opção para quem busca uma vaga no mercado.

A internet é um lugar perfeito para conseguir fazer cursos gratuitos para incrementar seu currículo, estudar novas habilidades e dar um upgrade nos seus conhecimentos. Sempre se atualize e busque desenvolver as competências e habilidades que as empresas mais valorizam. Isso chama bastante a atenção dos recrutadores, pois mostra que você está tentando sempre melhorar os seus conhecimentos para se destacar na área que escolher atuar.

Atualize seu currículo

Essa é uma das dicas mais importantes. Quanto mais atualizado e completo estiver seu currículo, maiores são as chances de conseguir o emprego dos sonhos.

Muitas vezes, enviamos o mesmo currículo para todas as empresas, mas nem sempre é o ideal. Cada empresa tem o seu perfil e está em busca de um colaborador compatível com ela, por isso, atente-se a isso. Além disso, é importante deixar claro no seu currículo qual área que pretende atuar.

Se prepare para a entrevista
 

Saiba quais são os seus pontos fortes, pontos fracos e o que você pode fazer para melhorá-los, mas não mude o seu comportamento somente para conseguir o emprego. Pesquise sobre a empresa e saiba como ela funciona. Treine em casa sobre o que seria legal contar, suas experiências, cursos, etc., exponha os motivos pelo qual quer trabalhar na empresa e mostre que você realmente quer fazer parte do time. É importante mostrar que você tem interesse na empresa onde está fazendo entrevista e não somente na vaga oferecida. Por fim, fique calmo e mostre o seu potencial.

Ainda que não apareçam muitas vagas todos os dias, tente manter sua autoconfiança. Achar um trabalho em plena crise é desafiador, mas não impossível.

Texto por: Tamara Araújo

Direito de imagem: https://br.freepik.com/vetores-premium/crise-de-negocios-vetor-de-conceito-de-negocio_3704779.htm

Assine nossa Newsletter

Receba gratuitamente nossas dicas, notícias e artigos que desenvolvemos para ajudar seu negócio a crescer!